sábado, 5 de dezembro de 2015

A vergonha brasileira estampada no mundo inteiro, Por causa da corrupção

Publicado em 1 de dez de 2015

Bons tempos aqueles em que o Brasil era conhecido no mundo como a país do futebol! Bom o futebol brasileiro já não é o mesmo e a bola da vez para uma referência do Brasil é a corrupção e de conhecimento do mundo inteiro. Más o que levou o Brasil chegar a esta vergonha?

Para retratar bem esta realidade quero reproduzir aqui uma matéria de Órbita Jurídica, materia de: Manoel L. Bezerra Rocha Edição 2002 de 17 a 23 de novembro de 2013

¨A corrupção no Brasil está no DNA da sociedade¨

¨É difícil entender como a sociedade brasileira consegue continuar fingindo que se indigna com os casos de corrupção que são noticiados diariamente pela im­prensa. Parece que essa “indignação” não passa de uma encenação pro­videnciada como forma de “adesão à hipocrisia coletiva”. A sociedade brasileira é, culturalmente, corrupta. Entretanto, a modalidade de corrupção de nossa sociedade é altamente perniciosa em razão de sua peculiaridade: ela finge que é honesta.

Criam-se tipos penais e um processo severo e implacável de etiquetação social estigmatizante para, imaginariamente, “separar criminosos dos insuspeitos cidadãos de bem”. Defende a pena de morte, prisão perpétua, agravamento de penas para o delinquente comum, en­quanto gaba-se de aparecer em redes sociais, revistas, colunas sociais, etc., ao lado de políticos corruptos e outros delinquentes que se interagem, entrosam, como em um mecanismo de comensalismo, amoitando-se atrás dos mais diversificados disfarces: fachadas de empresas, comércio, empreiteiras, partidos políticos, igrejas, etc., Pessoas pertencentes às classes de delinquentes privilegiados frequentam as mais altas rodas da sociedade e, por serem camuflados com as insígnias de suas corporações, como polícias, Judiciário, Minis­té­rio Público, Legislativo, igrejas, empresas, empreiteiras, laboratórios, etc, são tratados de “Vossa Excelência”, “Vossa Senhoria”, “Bispo”, “Apóstolo”, “Doutor”, “Senhor”.

No Brasil, apenas excepcionalmente, não existem ricos que não tenham, direta ou indiretamente, locupletado-se do dinheiro dos impostos. A própria estrutura do poder político, com suas legislações de faz-de-conta e os organogramas administrativos são favorecedores da corrupção, sob o pretexto de combatê-la. A Lei de Licitações é exemplo emblemático de farsa moralizadora. A praga da corrupção existe em qualquer lugar do mundo. Em uns mais, noutros menos. O problema desse mal no Brasil não é apenas a sua magnitude. É a hipocrisia. Uma sociedade hipócrita dificulta o combate à corrupção, impede uma transformação de mentalidade, pois ela não se admitisse como tal. Se o fizesse, seria um passo importante para poder ao menos imaginar que gerações futuras pudessem viver em um Brasil decente.¨

http://www.jornalopcao.com.br/colunas...


COMPARTILHE ISSO:

ASSISTA O VÍDEO AQUI:

Nenhum comentário:

Postar um comentário